In: Casas de Banho

Duches adaptados a pessoas com mobilidade reduzida

Cada vez mais os duches são feitos “sem barreiras”, não só nos hospitais e lares de 3ª idade, mas também em casas particulares, onde os obstáculos são evitados. Duches ao nível do chão, de fácil acesso, são cada vez mais a norma pois oferecem mais conforto e segurança.

O mesmo conceito aplica-se também às torneiras do chuveiro. Uma torneira com um manuseamento simples e intuitivo é quase obrigatório numa casa de banho. Não é aceitável que um utilizador necessite de aprender a funcionar com a torneira do seu chuveiro. Este processo deverá ser simples e intuitivo, quase uma segunda natureza.

Algumas precauções devem ser tidas em conta, como por exemplo, ter superfícies não escorregadias, a mudança repentina da temperatura da água é sempre desagradável e pode até assustar o utilizador, principalmente se fôr uma pessoa idosa, que normalmente precisa de mais tempo para reagir, poderá até perder o equilíbrio.

Isto significa que as necessidades e exigências de pessoas de diferentes gerações que convivem na mesma casa deve ser conciliadas de modo a garantir a segurança e conforto para todos. Por exemplo, se optar por uma misturadora termostática certifique-se que tenha uma fácil leitura da temperatura e do volume de água.

A utilização de uma misturadora termostática é recomendável para evitar as flutuações da pressão pois mantém sempre constante a temperatura da água.